Página Inicial / Notícias / Detalhe da notícia


21
Agosto

COFIP engajado no reuso de água do processo produtivo de suas empresas associadas



O COFIP, Comitê de Fomento Industrial do Polo, representa as empresas Arlanxeo, Braskem, Hexion, Innova, John Deere, Masisa, BRK Ambiental, Oxiteno, Polo Films e White Martins, que juntas constituem o 3º PIB industrial do Estado e empregam cerca de 8 mil pessoas nas cadeias produtivas de suas 13 plantas industriais.

Com o papel de atuar como articulador de iniciativas que contribuam para a elevação da competitividade, sustentabilidade e desenvolvimento da região, entre os seus objetivos está o estudo das tecnologias que permitam a recuperação e o reuso de água no processo produtivo de suas empresas associadas, reforçando as práticas sustentáveis à melhoria contínua no processo de tratamento e reuso de efluentes industriais do Polo Petroquímico, visando recuperação e redução da captação de recursos hídricos.

O investimento do projeto será de 542 mil reais, sendo 342 mil por parte do COFIP e 200 mil da CORSAN/SITEL (Superintendência de Tratamento de Efluentes Líquidos e Resíduos Sólidos).

O valor total do projeto contempla os equipamentos e bolsas de mestrado de alunos selecionados para fazer parte da equipe do projeto através de Mestrado Profissional em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais.

O convênio vigorará pelo período de até 24 meses e terá início neste segundo semestre de 2017, podendo reduzir em até 500 m³/h o volume de água captada da bacia hidrográfica do Rio Caí, o que corresponde a aproximadamente 20% de redução do volume de água bruta captada pelas empresas do Polo Petroquímico.

Em termos de consumo de água captada em manancial e distribuída para cidades, podemos considerar que cada 36 m³/h ou 36 mil litros por hora, são suficientes para abastecer mil unidades habitacionais domiciliares. Como uma redução em 500 m³/h, é possível atender a 14 mil unidades habitacionais domiciliares. Com base em referência do IBGE para o RS, de 3,1 pessoas por domicílio, esta redução contemplaria o pleno atendimento ao consumo de 90%, ou 450 dos 497 municípios gaúchos, que têm uma população abaixo de 43.400 pessoas.

Esta é uma parceria importante entre o Estado, através da CORSAN, a Academia e a Indústria, tendo a sustentabilidade como direcionador dos objetivos. O resultado das novas tecnologias identificadas trará resultados não somente para o Polo/RS, mas o conhecimento irá contribuir para a competitividade da indústria brasileira, através do compartilhamento de conhecimento.



Objetivos específicos do projeto de pesquisa

O objetivo do projeto REUSO é avaliar o tratamento de efluente tratado da Lagoa 8 da estação CORSAN/SITEL/Polo Petroquímico por osmose reversa e eletrodiálise, além de contribuir com a CORSAN na aplicação destas tecnologias limpas aplicadas ao saneamento ambiental. Como objetivos mais específicos, pretendem caracterizar as modificações estruturais das membranas empregadas nos experimentos em função do tempo de uso; investigar os parâmetros operacionais da OI e EDR relacionando com a qualidade do efluente tratado e com a geração de concentrados; avaliar o sistema de pré-tratamento do PSM; determinar as características físico-químicas do efluente tratado e dos concentrados e, ainda, verificar a capacitação da CORSAN quanto às tecnologias usadas.


Dados enviados com sucesso!
Página Inicial / Notícias / Detalhe da notícia