Página Inicial / Notícias / Detalhe da notícia


19
Dezembro

Protocolo para criação do Polo Integrado de Química em Montenegro e Triunfo é assinado



Um protocolo com 17 ações que visam a criação e o desenvolvimento do Polo Integrado da Química de Montenegro e Triunfo foi assinado nesta terça-feira, 18 de dezembro, pelo Governo do Estado, prefeituras de Montenegro e Triunfo, Sindicato das Indústrias Químicas do RS (Sindiquim), Comitê de Fomento Industrial do Polo Petroquímico (COFIP) e Braskem. A cerimônia ocorreu no Palácio Piratini, em Porto Alegre.



Antes da assinatura, a secretária do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do RS, Susana Kakuta, destacou a importância da indústria química para o Estado, que atualmente tem faturamento de R$ 75,9 bilhões e gera 59 mil empregos diretos. Esses números fazem do setor a terceira economia industrial do Rio Grande do Sul.



De acordo com Kakuta, o projeto visa unir esforços para geração de emprego e renda local, otimizar investimentos dos atores envolvidos, agregar valor na cadeia de química e atrair novos investimentos. “Estamos integrando iniciativas que hoje não atuam de forma articulada e cooperada”, afirmou a secretária, referindo-se às instituições que formam o Polo Integrado de Química: Complexo Petroquímico (Triunfo), Distrito Industrial de Empresas Químicas (Montenegro), Distrito de Serviços (Triunfo), Sistema Integrado de Tratamento de Efluentes Líquidos (Sitel - Triunfo), Terminal Santa Clara (Triunfo) e Comitê de Fomento Industrial do polo (Cofip - Triunfo).



O futuro Polo de Química ficará em uma área disponível de 700 hectares próxima ao Polo Petroquímico. Segundo o presidente do Sindiquim, Newton Mario Battastini, o objetivo é fazer com que as empresas que estejam hoje em locais de difícil ampliação e também novos investidores do setor se instalem no local, onde terão toda a infraestrutura para preservação do meio ambiente, desenvolvimento e segurança. “Se olharmos ao nosso redor, tudo é química. Um país com química forte é um país com uma verdadeira soberania”, enfatizou.



O governador do Estado, José Ivo Sartori, salientou a relevância da iniciativa, não somente para o desenvolvimento da Região, mas para todo o Rio Grande do Sul. “A criação do Polo Integrado de Química se assemelha muito ao que ocorreu quando foi criado o Polo Petroquímico. É uma ideia muito positiva, um modo de sair do mesmo lugar e expandir o setor”, observou.



Confira o vídeo da TV Piratini, do Governo do Rio Grande do Sulhttps://www.youtube.com/watch?v=ZKWLpSGMrxY&t=2s


Dados enviados com sucesso!
Página Inicial / Notícias / Detalhe da notícia