top of page
Buscar

Polo Integrado da Química RS, uma ação integrada dos agentes de desenvolvimento econômico da região

Por Sidnei Anjos – Diretor Administrativo do COFIP RS


Desde 2018, através do COFIP, o Polo Petroquímico integra o Comitê do Polo Integrado da Química, cujo objetivo é atrair novos investimentos ao cluster, sobretudo nos elos faltantes da cadeia produtiva, com viabilidade econômica de consumo dos seus produtos no RS.

 

Dos seus 700 hectares, 249 formam uma área de preservação ambiental. Incentivos fiscais do Fundopem e Integrar RS são diferenciais importantes para indústrias interessadas em investir no Polo Integrado da Química RS. São lotes, em sua maioria, de 20 a 60 hectares e outros menores, entre 1 e 9 ha.


O Polo da Química conta com rede elétrica e gás natural, ampla malha viária, um cinturão verde de proteção das comunidades, além de um sistema integrado de tratamento de efluentes industriais e, em especial, o Terminal de Santa Clara, interligando o Polo ao porto de Rio Grande. Conta também com um sistema de transporte integrado para a mobilidade das equipes nos diferentes turnos. É um local estratégico para empresas. O Polo Integrado da Química representa novo momento para o desenvolvimento de todos os elos da cadeia produtiva do setor.


Com a maturidade atingida nestes 40 anos de operação sustentável, o Comitê Polo da Química RS vem consolidando o cluster industrial de Triunfo-Montenegro, atuando de forma alinhada e assertiva na atração de novas empresas aos elos complementares deste essencial e competitivo encadeamento produtivo.


O Comitê é formado pelos diversos atores de desenvolvimento econômico público-privados da nossa região, sob coordenação da Secretaria de Desenvolvimento do Econômico do RS,


Além da promoção interna, via Fiergs e Abiquim, a divulgação vem sendo conduzida pelo grupo de junto às Câmaras de Comércio, Embaixadas e Agências de Investimentos de países com potencial interesse. Até o momento, França, Alemanha, Itália, Rússia, País Basco, Emirados Árabes e Polônia.


Na área do Complexo Petroquímico de Triunfo, estão instaladas as plantas industriais das empresas Arlanxeo, Braskem, GS Inima, Innova, Oxiteno e White Martins. Junto ao complexo, estão o Terminal de Santa Clara e a central de tratamento de efluentes – Sitel, além de várias empresas prestadoras de serviços especializados à cadeia produtiva do cluster.


No Distrito Industrial de Montenegro, onde estão localizados os lotes aos investimentos no Polo da Química, já estão instaladas várias empresas. São elas Alubar, Arauco, Athrol, Bepo, Hexion, John Deere, Polo Films, Resiplastic, Texian e TW. Em processo de instalação, Hipermix, Sulboro e Traçado.



תגובות


bottom of page