Página Inicial / Notícias / Detalhe da notícia


02
Julho

COFIP participa do lançamento da Frente Parlamentar da Indústria



Com a presença histórica de empresários e dirigentes de associações representativas do setor produtivo e autoridades dos três poderes a Assembleia Legislativa instalou oficialmente, na tarde desta terça-feira (30), no Salão Júlio de Castilhos, a Frente Parlamentar em Defesa do Setor Produtivo e da Indústria Gaúcha e Brasileira. A coordenação dos trabalhos ficará a cargo do deputado João Fischer – Fixinha (PP), que também é o propositor da iniciativa.



Em seu pronunciamento, Fischer destacou a queda na competitividade do setor industrial nos últimos anos, lembrando que em 2014 a indústria de transformação representou apenas 10,9% do PIB brasileiro, uma queda de aproximadamente 50% de participação no PIB, em uma década. “Estamos na contramão do que estão fazendo países industrializados e em crescimento. É na indústria que se agrega maior tecnologia, desenvolvimento, pesquisa, enfim, onde estão os melhores empregos e os melhores salários. Precisamos criar saídas para fortalecê-la novamente, gerando empregos, renda e riqueza”, afirmou.



O presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Carlos Alexandre Geyer, apresentou números que segundo ele comprovam o declínio do processo industrial no RS, nos últimos 20 anos. “Aumentar impostos não é a solução para a retomada do desenvolvimento, pois seria como dar mais analgésico ao paciente sem cuidar da patologia”, comparou. Ele citou iniciativas como Fundopem, a renegociação da dívida do Estado com a União e a cobrança das compensações da Lei Kandir, como medidas factíveis para tirar o Estado da crise, lembrando que muitas decisões do parlamento tem o poder de aumentar o diminuir a competitividade do setor industrial.



O vice-governador, José Paulo Cairoli, destacou os esforços que têm sido empreendidos pelo Executivo e pelo governador José Ivo Sartori para mudar o histórico quadro de deficiências nas contas públicas gaúchas. “É público que as finanças estão combalidas. O que menos precisamos neste momento é de debate ideológico. Tenham a certeza de que, com o governador Sartori, teremos a grande oportunidade de fazermos as mudanças tão necessárias”, destacou. Para ele, medidas práticas como a criação de um regime tributário atraente e salvaguardas para os produtos gaúchos em relação a outros mercados são fundamentais para a retomada da pujança industrial gaúcha.



Em seu discurso, Brum destacou a importância das ações do Parlamento Gaúcho, que é o palco de debates de grande relevância em benefício da população gaúcha. “O lançamento dessa Frente Parlamentar é mais uma prova de que o parlamento gaúcho abraça as causas de importância pra nossa sociedade. Se a nossa indústria for bem, é mais emprego gerado, valorização do trabalhador, e dignidade pro nosso povo.”



O evento também contou com a presença dos secretários estaduais de Minas e Energia, Lucas Redecker, dos Transportes e Mobilidade Urbana, Pedro Westphalen, e de Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, do presidente da Abicalçados, Heitor Klein, do presidente da Movergs, Ivo Cansan, do diretor da ACI NH, Marcos Kirsch, Fecomércio, Luiz Carlos Bohn, Presidente da Associação da Indústria de Curtumes, Moacir Berger de Souza, Simplas, Jaime Lorandi e José Antônio Martins, Sindmetal, Gilberto Petry, Sindicato da Indústria Química do RS, Newton Batastini, Sindifar, Thomas Nunekampf, Sindicato dos Ceramistas do RS, Jorge Ritter, Fiergs, Carlos Geyer, da Braskem, representando o Sindicato da Indústria Calçadista de Sapiranga e Nova Hartz, Cláudio Schmidt, Assintecal, Ilse Guimarães, Ibetec, Paulo Griebler, presidente da Câmara de Vereadores de Campo Bom, Alexandre Hoffmeister, Diretor da CEEE, Leonardo Hoff, presidente da ACI Santo Antônio da Patrulha, Carmem Monteiro, prefeito de Igrejinha, Joel Wilhelm, prefeito de Terra de Areia, Joelci Jacobs, Leandro Schmidt, Unisinos, prefeito de Caraá, Sílvio Fofonka, Agergs, Alcebíades Adil Santini, entre outros representantes de sindicatos, prefeituras e câmaras de vereadores, BRDE, Ajuris, Feevale, Sindifisco, Sindicato do Vestuário RS, Abrameq, SinmaqSinos, Sindicato da Indústria de Calçados de NH, Sinduscon NH e Caxias do Sul, dentre outros.



Participam da Frente Parlamentar, além de Fixinha, os deputados Elton Weber (PSB), Marlon Santos (PDT), Álvaro Boessio (PMDB), Juliano Roso (PCdoB), Gilmar Sossella (PDT), Gabriel Souza (PMDB), Zilá Breitenbach (PSDB), Adilson Troca (PSDB), Tiago Simon (PMDB), Luiz Fernando Mainardi (PT), Enio Bacci (PDT), Sérgio Turra (PP), Sérgio Peres (PRB), Edegar Pretto (PT), Any Ortiz (PPS), Tarcisio Zimmermann (PT), Marcelo Moraes (PTB), Marcel van Hattem (PP), Aloísio Classmann (PTB) e Catarina Paladini (PSB).



Pelo Cofip, participaram Nelzo Luiz Neto da Silva, João Ruy Freire e Sidnei Anjos.


Dados enviados com sucesso!
Página Inicial / Notícias / Detalhe da notícia