Innova


Innova

Innova, modernos processos produtivos e compromisso com o meio ambiente


A Innova é uma petroquímica integrada que produz o monômero de estireno (SM) e os poliestirenos de uso geral (GPPS), alto impacto (HIPS) e expansível (EPS).  

A fábrica foi inaugurada pelo grupo argentino Peres Companc em 2000, passando por diferentes gestões até que, em 2014, foi adquirida da Petrobrás pela Videolar. A incorporação deu origem à Videolar-Innova S/A e, a partir de então, a petroquímica tornou-se sua Unidade II e recebeu uma série investimentos intensivos: ampliação da área de tancagem, implantação de duas linhas de fabricação para o poliestireno expansível (EPS), uma nova linha para o poliestireno (PS) e a duplicação da capacidade produtiva do monômero de estireno (SM) a 420 mil toneladas/ano.   Os produtos e negócios da Companhia passaram, após a incorporação, a operar com o nome Innova.  

 

Em 2021, a petroquímica de Triunfo substituiu sua matriz energética, tornando-se a primeira petroquímica a ser movida a energia proveniente de fontes renováveis: a biomassa de resíduos vegetais de acácia, pinus, eucalipto, cascas de arroz e sobras de serraria na forma de cavacos em substituição ao carvão e óleo combustível.   

 

Tornou-se, assim, autossuficiente e autoprodutora em vapor (para os processos fabris) e em energia elétrica, com capacidade instalada equivalente ao consumo de uma cidade com 450 mil habitantes.   

 

Essa nova matriz energética levou a Innova à neutralização massiva de suas emissões de gases do efeito estufa, rumo ao Carbono Zero. Criou também um ciclo virtuoso para produtores da cadeia florestal num raio de 300 km.   

 

Em 2022, os investimentos se destinaram à duplicação da área de tancagem para permitir maior flexibilidade e segurança no atendimento ao mercado.   

 

A Unidade II é também sede do Centro de Tecnologia em Estirênicos (CTE), referência em patentes, idealizado para dar suporte tecnológico e estimular a competitividade do segmento: são quatro laboratórios, em dia com o topo dos recursos tecnológicos e pilotados por equipes técnico-científicas preparadas para fornecer todo o apoio necessário aos clientes no desenvolvimento de novos produtos e aplicações muito específicas.  

 

  A estratégia de inovação do CTE prioriza produtos sustentáveis para todos os segmentos do negócio e a Innova enxerga na economia circular um bom negócio, com volumes e competitividade capazes de mudar o porte e feição do mercado.  

Dados enviados com sucesso!