Página Inicial / Notícias / Detalhe da notícia


27
Fevereiro

Em encontro na sede da entidade, Abiquim e Eduardo Leite firmam compromisso em prol da competitivida


O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, foi recebido pelos membros do Conselho Diretor da Abiquim na tarde da quarta-feira da semana passada (15) na sede da entidade, em São Paulo.

Fonte: https://abiquim.org.br/comunicacao/noticia/10621 (23/2/23)

O encontro foi uma oportunidade para os CEOs do setor químico que estavam presentes, sobretudo os que têm plantas no Polo do Triunfo, no Rio Grande do Sul, a compartilharem com o governador experiências e demandas que atravancam os investimentos e o desenvolvimento do setor no País, bem como sua competitividade no mercado externo.

Entre os temas tratados destacaram-se transição energética, taxa de importação, uso do gás natural como energia e matéria-prima, descarbonização, economia verde, índice descontrolado de importação, agenda tributária, redução da dependência do Brasil no que tange à fertilizantes e ausência de programas que estimulem as indústrias a exemplo dos EUA e alguns países da União Europeia que têm planos estruturados de sustentação à transição.

“Temos grandes oportunidades no Brasil. Porém, faltam marcos regulatórios em todas as frentes para transformarem as vantagens comparativas do País - gás natural em grande volume, água em abundância, matriz energética mais renovável e potencial de circularidade elevado - em vantagens competitivas”, afirmou André Passos Cordeiro, presidente-executivo da Abiquim, ressaltando a necessidade de se criar uma agenda institucional com o Governo Federal. 

Eduardo Leite reforçou as oportunidades do País e o objetivo de advogar pelas causas da indústria química no sentido de criar um ambiente para estimular novos negócios, à luz do que está acontecendo no mundo rumo, ao desenvolvimento econômico e sustentável. Ele também destacou um grande aliado, o Secretário-Chefe da Casa Civil do seu governo, Artur Lemos, também presente na reunião que, por sua vez, completou: “Sou um grande entusiasta da indústria química. Estamos focados na agenda do hidrogênio verde”, disse Lemos aproveitando para mencionar um estudo encomendado pelo governo gaúcho para identificar ações e condições necessárias para a implementação do mercado de hidrogênio verde e, que em breve será divulgado.

E no final do encontro destacou a importância da química. “É com alegria poder visitar a Abiquim que representa um setor tão importante para economia do Estado do Rio Grande do Sul e também para a economia do Brasil. Estamos conscientes da necessidade de agenda para o desenvolvimento deste setor, tanto no nível estadual como nacional. E estaremos engajados conjuntamente com a Abiquim para defender em Brasília, com o Governo Federal, os regimes especiais em relação à tributação, aquilo que é fundamental para garantir a sua competitividade. E tudo o que estiver no alcance do estado do Rio Grande do Sul, para que novos investimentos possam acontecer e toda a repercussão de emprego, de geração de renda que este setor é capaz de fazer. Com certeza, vamos nos encontrar várias vezes em benefício dos interesses da sociedade”, declarou Leite.



 


Dados enviados com sucesso!
Página Inicial / Notícias / Detalhe da notícia